20 anos

Orquestrando a Vida 20 Anos

Como preparação para os 20 anos do projeto em 2016, ao longo deste ano postaremos aqui informações e materiais históricos.

Há quinze anos, através do sonho do saudoso Maestro David Machado, a cidade de Campos dos Goytacazes recebeu a primeira delegação venezuelana de professores de música e maestros, com o objetivo de implantar no Brasil o bem sucedido projeto de Orquestras Juvenis e Infantis denominado “El Sistema”(Fundacion Simón Bolívar). Este encontro deu origem à ONG Orquestrando a Vida que utiliza a música clássica como meio de educação, envolvendo 1180 crianças e adolescentes, beneficiando indiretamente os cerca de dez mil familiares. A ONG Orquestrando a Vida, tem como principal finalidade unir o aspecto social existente na educação com a prática musical, utilizando-se da música como principal ferramenta de inclusão social.
Ao longo de muitos anos lutamos para manter um ideal de transformação social e profissionalização através da música. São centenas de crianças abandonadas por seus pais em abrigos da cidade, outras vivenciando muito de perto a realidade das drogas e da violência nas comunidades, desafios estes que não nos permitem ficar em paz e inativos enquanto conhecedores do grande poder transformador que a música possui.
No decorrer do tempo as realidades mencionadas acima se transformam, com a convivência diária nas atividades oferecidas pela ONG, comprovando-se nas faces, nos olhares e nas atitudes as transformações de realidades tristes em situações de segurança e alegria.
Ciente desta responsabilidade o visionário maestro campista Jony William, conduz de forma dinâmica e eficaz o, hoje considerado, um dos melhores e maiores núcleos do sistema venezuelano. Através desta iniciativa obteve prêmios como: Prêmio CULTURA NOTA 10, oferecido ao melhor projeto social do estado e o Prêmio CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 2011 na categoria Música Clássica. Contando com uma equipe de dezenas de maestros, professores, monitores e pedagogos a ONG Orquestrando a Vida possui seis orquestras sinfônicas, bandas e corais.
Ao longo de 2015 postaremos as fotos da história da ONG.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *