Musicista canadense doa violinos a Orquestrando a Vida

Por Antônio Filho

A ONG Orquestrando a Vida recebeu, na tarde desta quarta-feira (3), uma visita especial. A musicista canadense Vanessa Rodrigues esteve na sede da entidade para doar três violinos. Vanessa tem uma ONG no Canadá, através da qual doa instrumentos musicais para orquestras, depois de acumular doações via internet. A professora de música foi recebida pelo diretor do projeto social, maestro Jony William.

– Conheci a Orquestrando a Vida através de um livro produzido por americanos que visitaram escolas de música que, assim como a Orquestrando a Vida, utilizam o método El Sistema, idealizado e criado na Venezuela, na condução do ensino da música. Procurei os autores do livro, consegui o contato da entidade e decido fazer a visita para conhecer e realizar a doação – contou Vanessa.

Durante a visita, Vanessa assistiu ao vídeo em que a turnê da Orquestrando a Vida no Estados Unidos, em 2011, foi registrada. Em seguida, ela conheceu a violinista Laysa da Silva, de 11 anos, que está no projeto desde 2014 e faz parte da Orquestra David Machado.

– Iniciei os contatos com a Vanessa via internet. Na visita de hoje, tivemos a chance de conhecer, pessoalmente, uma pessoa comprometida com o incentivo ao sonho mantido por diversas escolas de ensino gratuito de música, assim como a nossa. Foi uma tarde muito especial – avaliou o maestro Jony William.